Receitas

Aprenda sobre os Pães de Fermentação Natural

Os Pães de Fermentação Natural são uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço e opções na nossa padaria. Se você se interessa por eles, continue lendo esse texto e aproveite para aprender uma receita incrível.

Antes de falarmos sobre os tipos de Pães de Fermentação Natural, que tal aprender um pouco sobre as farinhas usadas na fabricação? São 4 tipos básico, que nos possibilitam produzir diversos tipos de pães.

Farinha francesa branca: Farinha de trigo de alta qualidade, produzida sem aditivos e com uma seleção de grãos que respeitam o meio ambiente. Possui selo CRC “Label Rouge”, aprovado e controlado pelo governo francês. É adaptada a todos os tipos de pães e especialmente indicada para a “baguette de tradição francesa”.

Farinha francesa moída em moinho de pedra: Esta farinha é fabricada por um moedor chamado “mó de pedra”, composto de rodas que trituram os grãos de trigo. Este método de moagem foi originado a 15 mil anos antes de Cristo e assimilado por diversos povos ao longo do tempo. A farinha produzida desta maneira é rica em valores nutricionais por possuir mais fragmentos de trigo em sua composição. É uma ótima farinha para produzir um pão rústico e autêntico. Seu miolo, com as cores bege e cinza, garante um sabor de pão camponês.

Farinha francesa integral: É a farinha que vai produzir pães 100% integrais, saudáveis, saborosos e de alta qualidade. Farinha rica em matérias minerais por possuir todos os fragmentos das camadas externas do grão de trigo.

Farinha francesa de centeio: O centeio é o grão de uma planta gramínea de origem selvagem que possui alta resistência ao frio e à seca. A farinha feita de centeio, geralmente usada com a farinha francesa branca, produz um pão muito denso com miolo castanho bem rústico.

COMO CONSERVAR O SEU PÃO DE FERMENTAÇÃO NATURAL

Você sabe como manter ele saboroso e fresquinho por mais tempo? Temos duas dicas infalíveis para você conservar o pão na sua casa.

A primeira dica é, depois de frio, mantenha ele embrulhado no saco de papel. Assim ele não resseca e endurece tão rápido.

Mas caso ele comece a ficar ressecado, um pouco mais duro, temos outra dica: passe um pouquinho de água e coloque ele no forno bem quente por alguns minutinhos. Assim ele fica mais saboroso e volta a ficar quentinho.

Dica extra: aqui no Empório Kaminski tem pão de fermentação natural fresquinho todos os dias. Passe aqui pra buscar o seu. Os sabores mais fabricados são a Baguete Francesa, Ciabatta, Pão de Azeitona, Pão de Cacau, Pão Italiano, Pão Funcional, Campagne Tradicional e Campagne Especial.

RECEITA DO PÃO CAMPAGNE COM NOZES E GORGONZOLA

Nada como um pão fresquinho, direto do forno! Que tal experimentar fazer um delicioso Pão Campagne com Nozes e Gorgonzola? Separe os ingredientes e coloque a mão na massa.

Primeiro, separe os ingredientes:

200g de Farinha de Centeio Francesa

800g de Farinha Francesa  Comum

400g de Fermento Natural

350g de Nozes Trituradas grosseiramente

20g de Sal

650g de Água (para a primeira hidratação)

250g de Água (para a segunda hidratação)

250g de Queijo Gorgonzola ralado

Agora, vamos ao processo:

Coloque a farinha de trigo, a farinha de centeio, o fermento natural e o sal na batedeira planetária (usar o batedor tipo gancho). Bata na velocidade 2 até o ponto de vél (formação da rede de glúten).

Aumente para a velocidade 4 e faça a segunda hidratação (acrescentar a água aos poucos). Com a massa de pão de campagne já batida, bata as nozes com a massa na velocidade 4 até incorporar.

Coloque a massa em caixa untada com azeite. Tampe. Guarde na geladeira até o dia seguinte para modelar.

Corte com 350 gramas e pré modele em formato bola. Após 15 minutos, abra e coloque a gorgonzola dentro (aproximadamente 40 gramas em cada pão). Feche e modele em filão.

Coloque nos panos com o fechamento para cima e deixe fermentar por 20 minutos. Vire os pães em uma forma e faça um corte de fora a fora. Borrife água por todo o pão. Asse no forno à temperatura máxima por 30-40 minutos.